Sejam todos bem vindos !

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O forte , o ex forte e o fraco !


    Meu natal foi um dos mais tumultuados de toda minha vida , por volta das 13hrs  recebi a noticia da morte de um amigo querido!
MORTE! o natural inatural , o que todos esperamos ,  porém  , parece não existir . Se nosso cérebro concebesse a plena sensação da morte  se aproximando segundo a segundo  , enlouqueceríamos! . Por isso esse tempo nos é revelado como um hiato, algo inalcançável! Mas não o é! acredite você ou não! o homem recebe de Deus no Éden a capacidade de viver eternamente  , mas ,  o pecado adquirido na queda de Adão lhe deixou marcado com a cicatriz da finitude.
Meu amigo era um homem forte ,  provedor da família, tinha um trabalho arriscado, onde a violência e a morte faziam parte de seu cotidiano . Os valores de sua ética cultural protegiam sua consciência de qualquer ataque,  era  um forte!  , no entanto ,diante de algo que atingiu essa "aparente inabalável fortaleza" entregou- se a um sentimento destrutivo,  levando-o  a suicídar-se! O forte pereceu!
Na  noite anterior  em uma ceia de familia ,  me deparei com uma situação parecida  , mas ,  desta vez já se tratava de um idoso... que outrora achou-se forte!   O ex forte ,  fazia sua lei , segundo o que lhe era conveniente , não precisava de ninguém  , era forte!  Em sua juventude menosprezou  a família , dando aos filhos ao invés de boas  , más lembranças , e hoje ,  fraco...não controla suas pernas , sua  cabeça e seus olhos ; está  velho ! porém , este não quer abrir mão da "fortaleza"! teimando  , em reconhecer sua necessidade de ser amparado, arrazoava em despalpérios , buscando em gritos, já resfolegantes reaver a sua força. ....Mas ela se foi !!! Não há mais o que fazer!...
 Dois fortes...um entregou-se a fuga da vida, outro insiste em tê-la como o que tem de mais precioso.                                                                      Essas duas histórias me acertaram em cheio e pude ver o quanto , que  como eles ,  em inúmeras situações me ponho no lugar de forte, mas na realidade não diferente de nenhum destes homens ,sou débil ,  sem vigor ; combalido; frouxo ; desprezível  , um  FRACO! .
 Só quem muda minha história é a graça de DEUS!!! .  

2 comentários:

  1. Na vida como nesta postagem o que falta ao homem é espaço pra dizer que é fraco.

    Pr. Wilton Cipriano
    Um Fraco
    Por isso sinto prazer nas fraquezas e nas injurias, nas necessidades nas aflições nas angustias. Por amor de Cristo.Porquanto sou fraco , então sou forte.
    2° coríntios 12 v 10

    ResponderExcluir
  2. Devemos entregar nossas fraquezas , todos os dias na cruz do calvário, tática para aqueles que querem ser forte!

    ResponderExcluir