Sejam todos bem vindos !

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Somos realmente livres?

            Uma das palavras  mais repetidas pelos jovens  hoje é liberdade," direito de proceder conforme nos pareça " essa é a definição desta palavra . Mas podemos perceber que os valores sociais são cada vez mais podadores deste direito , ditadura da moda , revolução sexual , conceito relativista  da moral , vicios , tudo tira a liberdade e escravisa, basta você ter uma opnião diferente para ser segregado do grupo ,
            Durante séculos de maneira formal ou informal podemos perceber um ataque veemente ao cristianismo , que era acusado de tirar a liberdade das pessoas ,porem a historia nos mostra que desde a criação do homem a liberdade esta presente , embora toda causa tenha um efeito , o plano de Deus para o homem foi dar a ele um ambiente onde ele goza-se de total liberdade , inclusive  de escolher  obedece lo, ou não!!!. Alguem já me perguntou. Porque Deus plantou a arvore do bem e do mal no Jardim ? Fácil ,   pra que o homem ao invés de ser forçado a somente obedecer possa ser livre .
           Pode ser que você seja totalmente contrario ao criacionismo , mas não podemos negar que não há exemplo maior de liberdade  do que este, este principio é presente em toda bíblia. 
          Somos  realmente livres? Ou  escravos? Ninguem tem o direito de responder essa pergunta senão cada um de nós.

Pr Wilton Cipriano.
    Um liberto  

9 comentários:

  1. eh será que temos livre arbitrio?
    abração

    ResponderExcluir
  2. Dentro do meu seguimento (teologia reformada e calvinista)crer no livre-arbítrio é crer em heresia e roubar a gloria de Deus para sí, pois é o mesmo que dizer que tenho participação na salvação ao aceitar o plano divino, é dizer que tenho meritos pois foi a minha vontade em entrar no Reino de Deus que trouxe salvação e não o fato de estar perdido e impossibilitado de salvar-me e precisar do resgate de um salvador.

    ResponderExcluir
  3. Continuando ... (só pra esquentar)
    Livre-Arbítrio é Justiça ?
    Para que houvesse justiça, adotando-se a doutrina do Livre Arbítrio, necessário seria que todos os homens em todos os tempos e lugares tivessem a mesma oportunidade de ouvir o evangelho e decidir livremente se aceitavam ou se rejeitavam o sacrifício de Cristo. No entanto, é plenamente sabido que isso nunca ocorreu em nenhum período da história, logo, os que tiveram a oportunidade de ouvir a mensagem e se converteram tiveram uma vantagem sobre aqueles que, morando em lugares inóspitos ou em países fechados ao cristianismo, nunca tiveram sequer a oportunidade de ouvir o evangelho, o que se caracteriza em uma injustiça.

    ResponderExcluir
  4. ... Cara chato !!!
    A vontade não é violável ?
    Como conciliar esta proposição com Ex 7.3,4; 9.12; 10.20,27; 14.4; com o texto de Jonas, que mostra como o profeta fugiu da missão, mas Deus o levou a cumpri-la, mesmo contra sua vontade; que falar de Judas, conforme o texto de Jo 17.12 ? Como falar de Livre Arbítrio se estes homens, como vários outros no relato bíblico (Balaáo, Moisés), não fizeram a sua vontade, mas a vontade de Deus? Se a vontade humana é livre então é inviolável, mas nesses casos e em vários outros, ela foi violada, logo, a vontade do homem é violável e, portanto, não é livre.

    ResponderExcluir
  5. falando sério !!!
    Livre-Arbítrio ... outra vez !?!?
    Há um erro muito sério que é amplamente crido e promovido em nossos dias, o erro da livre escolha da vontade para escolher entre o bem e o mal, entre agradar a Deus ou desobedecê-Lo. É de impressionar como esse assunto se torna tão polemico, pois na verdade o que falta é um entendimento do quem vem a ser o livre-arbítrio.
    Aqui, não estamos se referindo ao fato de que o homem tem “capacidade de escolha”, faculdade natural e inalterada no homem. Isto é certamente bíblico. No ato da criação, Deus deu ao homem a faculdade da vontade e esta faculdade não foi perdida na queda. Todos os homens têm vontades. Com essa fazemos todos os tipos de decisões e escolhas todos os dias. É definida como a capacidade que todos os seres racionais têm de agir espontaneamente, sem serem coagidos de fora, a caminharem para qualquer lado, fazendo o que querem e o que lhes agrada, sendo, contudo, levados a fazer aquilo que combina com a natureza deles e essa vontade não se define como livre-arbítrio. Que fique bem claro!
    Bom... Além de possuir a capacidade de escolha ou seja, aquela que nos leva a tomar decisões todos os dias, também recebeu como dom o livre-arbítrio ou seja, livre escolha de servir a Deus e agrada-Lo ou sair do estado de justo e pecar. O homem foi criado totalmente santo, integro, contudo podia escolher algo que fosse contrário a essa sua natureza. E foi isso o que aconteceu, ou seja, escolheu pecar. “No princípio, portanto, o homem não era um ser neutro, mas um ser bom que era capaz de, com a ajuda de Deus, viver uma vida totalmente agradável a Deus”. Como dizia Agostinho, o homem tinha a “capacidade de não pecar”. Com a queda do homem ou seja, saiu do estado de santo e justo para viver um estado de pecado e injustiça, o homem perdeu a capacidade de tornar-se santo e justo pela sua própria escolha ou seja, perdeu o livre-arbítrio.

    ResponderExcluir
  6. Livre-Arbítrio ... continuando
    Assim, o ensino que ainda possuímos o livre-arbítrio é um erro sério que é contrário às Sagradas Escrituras, pois a Bíblia nos ensina que a vontade do homem permanece em cativeiro espiritual ao pecado e não pode desejar o que é eticamente e moralmente bom, à parte da regeneração.
    A vontade de Deus é a única vontade que é absolutamente livre. Sua vontade não é determinada por nada ou ninguém fora de si mesmo. Embora o mundo esteja cheio de incontáveis criaturas e suas ações, elas não influenciam a vontade de Deus de forma alguma. Até as ações do homem e sua vontade não determinam a vontade soberana de Deus. Deus é absolutamente independente de todos os outros seres, e assim é sua vontade.
    A natureza do homem é de pecado e injustiça (depravação total) por isso Deus mandou Jesus, para o nosso resgate (salvação).

    ResponderExcluir
  7. To acabando...
    Primeiramente o homem não pode executar a vontade de servir a Deus, porisso Deus entrou em ação (Glória Deus por isso). O homem é culpado sim e tem uma dívida impagável devido seu estado de miséria. Porisso à obra expiatória de Jesus (Glória a Deus). E Graça significa favor imeressido, assim o homem não pode escolher o que não merece e sobre a condenação a Bíblia fala que o homem JÁ ESTA CONDENADO ... e não que será (é diferente). Assim temos responsabilidade de nossos atos, pois Deus nos deu a vontade livre com o objetivo de vivermos em justiça por escolha e não por obrigação. Acontece, que depois que o homem escolheu não viver retamente, deixou a justiça e nunca mais voltou ao estado inicial em que foi criado. A humanidade mergulhou num caos e vive uma depravação total, sem condições de viver nos padrões de justiça de Deus. Por isso Deus mandou Jesus, para o nosso resgate (salvação) e não para nos incentivar a usar a vontade livre para retornar a Deus, pois isso para nós homens se tornou uma missão impossível. Assim, nossa justificação tem meritos na obra espiatória de Jesus e não em nossa escolha.

    ResponderExcluir
  8. Não vou mais postar comentários(hoje rsrs)
    Por acaso sera que algum homem na face da terra poderia viver a vida toda sem pecar? Por que sera que ninguém decide viver justamente? Onde está o livre arbítrio para servir a Deus?

    bom, agora que ja tagarelei um monte ... visitem o meu blog: http://smgilberto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Porque deixou de seguir meu blog ... isnif...isnif

    ResponderExcluir